Super site recomendado “Poster Gallery, Utopian Constructions”

A Nanyang Technological University de Cingapura acaba de inaugurar um site sobre a história política contemporânea contada através de cartazes. É uma coleção de 51 países com mais de 3.250 imagens, visando oferecer em altíssima resolução material adequado para pesquisas e estudos nas áreas de comunicação visual, propaganda, história, sociologia, etc. O usuário encontra ainda um excelente motor de busca por palavras-chave e ainda coleções temáticas prontas. O site e o software foram idealizados e construídos no Brasil por uma equipe de professores universitários de São Paulo e Minas Gerais.

Segue o link:
http://webposters.adm.ntu.edu.sg/
Veja, desfrute e recomende.

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Design nas pontas do lápis

Desenhar produtos sempre despertou interesse de todos ligados ao mundo do design, porém, conseguir atrair nossa atenção dentro da infinidade de produtos que passam por nossas mãos é preciso algo mais que o esperado. Ser ergonômico, ter linhas claras e pertinentes ao produto bem como possuir forma e comandos práticos e intuitivos é a obrigação do design.
Agora surpreende quando um simples lápis pode ser melhorado. Este lápis de design assinado por U Jung Heo, Han mordaça Young & Sa Yoeng Kim resolve o problema de usar um lápis até o seu final. O início do novo lápis se encaixa na parte final do lápis que esta acabando, facilitando seu uso até o último centímetro. Quando este termina aponta-se o novo e assim pode ser usado até que ao seu quase final ele receba o suporte de um novo. Um refinamento para evitar o desconforto do lápis em seus últimos centímetros.
Este lápis contínuo ganhou um iF Concept Design este ano!

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Símbolos e Ícones que nos cercam (EDIÇÃO EXTRA)

É com muita tristeza que apresento aqui a logomarca escolhida para o Campeonato Mundial de Futebol (porque vocês sabem não posso escrever aquele outo nome C__A do M___O) que se realizará aqui no Brasil em 2014. A justificativa desta logomarca é que são mãos (num esporte que se usa o pé? Hiro Kawahara-ilustrador) segurando o ano e tudo na forma do almejado troféu. Ai você caro leitor se perguntaria, quem julgou,escolheu ou decidiu? Segura esta lista: Ricardo Teixeira (pra quem não sabe presidente da CBF), Jerome Valcke da FIFA, Oscar Niemayer, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Hans Donner. Ai, ai, quero deixar claro aqui que não tenho nada contra estas pessoas mencionadas, mas só questiono, com as devidas exceções, o nível de de formação em arte ou design gráfico ou até envolvimento de alguns deles com design, com desenvolvimento de marcas, logotipos, logomarcas ou com programação visual. Se eu fizesse parte desse Comitê de Notáveis (assim foi chamado), teria dito: feio, pobre, primário. E olhando os de outras copas diria ainda, muito aquém de fazer parte da história de logomarcas deste evento. E pensar que muitos criticaram de montão o logo da copa atual….

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Móveis que interagem

O Trabalho de conclusão de curso do designer Arthur Bodolec pretende trazer ao nosso dia a dia móveis e objetos que de alguma forma se expressem, que não sejam estáticos, mas que participem. Objetos que usando a nossa energia ganhe vida e uso. Assim é o Banco que ao receber peso sobre ele se transforma em uma cadeira. Veja este e outros projetos deste criativo e recém formado designer. Ah, o nome desta cadeira é Jack.

Assista seus projetos e JACK em ação

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Símbolos e Ícones que nos cercam (4)

Recebi mais alguns pictogramas para nossa coleção. Um deles muito criativo e resume ao máximo a condição de transmitir uma informação com elementos descritivos que não deixam dúvidas. O outro grupo leva-nos ao exagero de se informar tudo através de símbolos, mas ainda sim provando que a imagem e a convenção da barra vermelha sobre o que não se quer que faça, substituem frases e comunicam de imediato.

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Festival de Cannes 2010

Este ano uma mudança significativa acontece neste tradicional festival. Uma de suas categorias a “Promo Lions” passa a se chamar “Promo&Activation Lions”.

A alteração tem por finalidade a definição do foco da disciplina que teria como orientação “inspirar as pessoas a se engajarem e a participarem das campanhas”.  Nos últimos anos os vencedores desta categoria utilizavam táticas e ferramentas tipo: eventos, sampling, ações de ponto-de-venda, eventos e etc.. Acontece que recentemente temos vistos novidades nesta área principalmente com as mídias digitais cada vez mais fortes. São novidades como realidade aumentada, promoções on-line e principalmente a participação em redes sociais.

Outra categoria nova serea um Gran Prix  “GP for Good” que premiará uma entre todas as campanhas contempladas com o Leão de Ouro em Caridade e Serviços Públicos . Também ocorrerá e escolha de “Agência Independente do Ano” entre as que fizerem mais pontos em todas as categorias do eventos.

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Símbolos e Ícones que nos cercam (1)

São muitos os símbolos e ícones que nos cercam. Uns informam, outros instruem outros comunicam, vendem orientam, situam, etc. Vamos falar de alguns deles em postagens próximas. Estes aqui abaixo são aqueles incompreensíveis ícones que fazem parte das etiquetas de roupas cuja função é evitar que estraguemos as mesmas já na primeira lavada. São de uso internacional, pois usam uma linguagem (pelo menos na maioria deles) que não necessita informações específicas de uma determinada cultura. Dê uma olhada nas etiquetas desuas roupas e confira aqui quantas vezes você já foi além do permitido com elas.

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RITUAIS COMPARTILHADOS

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ilustração de – Soraia Alexandra N. Ferreira

Lendo a revista Vida Simples deparei-me com um artigo de Luiz Alberto Marinho intitulado “Rituais compartilhados”. A matéria fala sobre uma pesquisa feita em 2007 pela agência de propaganda BBDO WORLD World-wide que depois de entrevistar mais de 5mil pessoas em 26 países, incluindo o Brasil, e conversar com psicólogos, nutricionistas e sociólogos chegaram a conclusão que a vida dos habitantes típicos das grandes cidades se baseia em cinco grandes rituais.

O primeiro seria a “preparação para a batalha” que inclui 7 tarefas pela manhã. A mais comum delas escovar os dentes, 82% da população do mundo faz isso, tomar banho, fazer a barba ou a maquiagem, comer ou beber algo, conversar com alguém da família, e ler jornais.

O segundo seria o da “alimentação” que de preferência fazemos com companhia pois a refeição é uma oportunidade de socialização.

O terceiro ocorre durante o dia, onde nos preparamos para a “atração sexual” de nossos parceiros, seja cuidando de nossa aparência, seja marcando um encontro. Para 78% dos entrevistados podem acontecer de forma espontânea sem hora marcada. Os fins de semana no período que vai das 22h até a meia-noite foram considerados os mais propícios.

Quarto. Quase no fim do dia começa o ritual de “volta a base” que é quando retornamos ao nosso castelo para relaxar. Acredite, nos quatro cantos do mundo pessoas chegam em casa, tiram os sapatos, trocam de roupas, colocam seus pijamas, ligam a TV, entram na internet, leem o jornal ou um livro, e isso tudo acontece em média no máximo em 4 horas tendo as 20h como horário médio.

Quinto e último ritual “proteção para o futuro” em que se prepara a mala para o dia seguinte, se escolhe a roupa, toma-se remédios, verifica-se as portas, se as crianças já estão dormindo, se animais de estimação estão bem e o desligar das luzes.

O incrível desta pesquisa foi descobrir que, mesmo diferentes povos de culturas tão diferentes cumprem estes mesmos rituais.
Para o mundo do marketing saber destes rituais, facilita e muito, pois podem participar destes momentos com suas marcas seus produtos e seus serviços pois pelo menos em 5 momentos do dia deste consumidor são comuns.

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