Archive for the ‘Referência’ Category

Super site recomendado “Poster Gallery, Utopian Constructions”

A Nanyang Technological University de Cingapura acaba de inaugurar um site sobre a história política contemporânea contada através de cartazes. É uma coleção de 51 países com mais de 3.250 imagens, visando oferecer em altíssima resolução material adequado para pesquisas e estudos nas áreas de comunicação visual, propaganda, história, sociologia, etc. O usuário encontra ainda um excelente motor de busca por palavras-chave e ainda coleções temáticas prontas. O site e o software foram idealizados e construídos no Brasil por uma equipe de professores universitários de São Paulo e Minas Gerais.

Segue o link:
http://webposters.adm.ntu.edu.sg/
Veja, desfrute e recomende.

DiggDeliciousFacebookGoogle BookmarksGoogle ReaderInstapaperLinkedInPrintShare

Móveis que interagem

O Trabalho de conclusão de curso do designer Arthur Bodolec pretende trazer ao nosso dia a dia móveis e objetos que de alguma forma se expressem, que não sejam estáticos, mas que participem. Objetos que usando a nossa energia ganhe vida e uso. Assim é o Banco que ao receber peso sobre ele se transforma em uma cadeira. Veja este e outros projetos deste criativo e recém formado designer. Ah, o nome desta cadeira é Jack.

Assista seus projetos e JACK em ação

DiggDeliciousFacebookGoogle BookmarksGoogle ReaderInstapaperLinkedInPrintShare

Símbolos e Ícones que nos cercam (1)

São muitos os símbolos e ícones que nos cercam. Uns informam, outros instruem outros comunicam, vendem orientam, situam, etc. Vamos falar de alguns deles em postagens próximas. Estes aqui abaixo são aqueles incompreensíveis ícones que fazem parte das etiquetas de roupas cuja função é evitar que estraguemos as mesmas já na primeira lavada. São de uso internacional, pois usam uma linguagem (pelo menos na maioria deles) que não necessita informações específicas de uma determinada cultura. Dê uma olhada nas etiquetas desuas roupas e confira aqui quantas vezes você já foi além do permitido com elas.

DiggDeliciousFacebookGoogle BookmarksGoogle ReaderInstapaperLinkedInPrintShare

RITUAIS COMPARTILHADOS

mundo_gif
ilustração de – Soraia Alexandra N. Ferreira

Lendo a revista Vida Simples deparei-me com um artigo de Luiz Alberto Marinho intitulado “Rituais compartilhados”. A matéria fala sobre uma pesquisa feita em 2007 pela agência de propaganda BBDO WORLD World-wide que depois de entrevistar mais de 5mil pessoas em 26 países, incluindo o Brasil, e conversar com psicólogos, nutricionistas e sociólogos chegaram a conclusão que a vida dos habitantes típicos das grandes cidades se baseia em cinco grandes rituais.

O primeiro seria a “preparação para a batalha” que inclui 7 tarefas pela manhã. A mais comum delas escovar os dentes, 82% da população do mundo faz isso, tomar banho, fazer a barba ou a maquiagem, comer ou beber algo, conversar com alguém da família, e ler jornais.

O segundo seria o da “alimentação” que de preferência fazemos com companhia pois a refeição é uma oportunidade de socialização.

O terceiro ocorre durante o dia, onde nos preparamos para a “atração sexual” de nossos parceiros, seja cuidando de nossa aparência, seja marcando um encontro. Para 78% dos entrevistados podem acontecer de forma espontânea sem hora marcada. Os fins de semana no período que vai das 22h até a meia-noite foram considerados os mais propícios.

Quarto. Quase no fim do dia começa o ritual de “volta a base” que é quando retornamos ao nosso castelo para relaxar. Acredite, nos quatro cantos do mundo pessoas chegam em casa, tiram os sapatos, trocam de roupas, colocam seus pijamas, ligam a TV, entram na internet, leem o jornal ou um livro, e isso tudo acontece em média no máximo em 4 horas tendo as 20h como horário médio.

Quinto e último ritual “proteção para o futuro” em que se prepara a mala para o dia seguinte, se escolhe a roupa, toma-se remédios, verifica-se as portas, se as crianças já estão dormindo, se animais de estimação estão bem e o desligar das luzes.

O incrível desta pesquisa foi descobrir que, mesmo diferentes povos de culturas tão diferentes cumprem estes mesmos rituais.
Para o mundo do marketing saber destes rituais, facilita e muito, pois podem participar destes momentos com suas marcas seus produtos e seus serviços pois pelo menos em 5 momentos do dia deste consumidor são comuns.

DiggDeliciousFacebookGoogle BookmarksGoogle ReaderInstapaperLinkedInPrintShare

As histórias não mudam, mas o suporte…

Você já teve a reação instantânea de, “caramba, eu devia ter tido esta idéia…”, alguma vez na vida? Ultimamente tenho tido muito disso. Veja esta peça. Criado e desenvolvido pelos japoneses este livro, o PhoneBook, permite que a criança interaja com o livro, tocando, jogando, inclinando, etc., e tudo isso graças ao casamento do livro com um iPhone. Isso abre um universo enorme de possibilidades com livros, jogos, revistas e etc. No site tem mais informações sobre os envolvidos na idéia.

phonebook

Vê se não tenho razão.

DiggDeliciousFacebookGoogle BookmarksGoogle ReaderInstapaperLinkedInPrintShare

A Revolução da Mídia Social

Para muitos ela envolve boa parte do seu dia, para outros um modismo que ainda não interfere tanto, mas não se deve subestimar a tendência destas novas ferramentas online que vão se moldando e se adaptando conforme vão sendo usadas. Informações são geradas e compartilhadas de forma colaborativa abordando as mais diversas áreas e a cada dia provando com números muito fortes que já são formadores de opinião e conteúdo. Este vídeo foi feito por Erick Qualman (que assina de forma criativa como @equalman) que é vice presidente da Global Marketing Online para EF Education e escritor do livro: Socialnomics: How social media transforms our lives and the way we do business

DiggDeliciousFacebookGoogle BookmarksGoogle ReaderInstapaperLinkedInPrintShare

Pictogramas Olímpicos Londres – 2012

Foi apresentado hoje 16 de outubro o conjunto dos 38 pictogramas que serão usados nos Jogos Olimpicos de 2012 em Londres. Foram criadas duas formas de apresentação destes. Uma será em preto com a tradicional silhueta do atleta e outra a duas cores que segundo a organização faz referência ao mapa subterrâneo de Londres e lembra as cores da bandeira britânica. Estes pictogramas tem a função de nortear pela cidade o público que irá assistir. A curiosidade maior está no fato de Londres ter sido quem idealizou os pictogramas para as competições, mas em 1948, na primeira vez que esta acontecia lá. Estes só se tornariam uma tradição a partir de Tóquio em 1964.

pictogramas02

091016picto00

Fontes: Das agências internacionais – Em Londres

DiggDeliciousFacebookGoogle BookmarksGoogle ReaderInstapaperLinkedInPrintShare

teste: Techonrati

5d8hwt7e2k

DiggDeliciousFacebookGoogle BookmarksGoogle ReaderInstapaperLinkedInPrintShare